• luizprado224

André Simões - Ex-aluno e atleta mundial

Atualizado: 3 de fev.



Segundo lugar sul-americano, campeão panamericano e vice-campeão-mundial. Essas são algumas das principais conquistas de André Simões, ex-aluno do CCPA. Com tantas conquistas e várias experiências, ele é reconhecido como um dos maiores atletas do karatê do estado na categoria e hoje uma referência para os novos alunos da escola.

Devido as dificuldades que o esporte oferece para uma maior propagação dos seus atletas aqui no Brasil, André se afastou das competições em 2021.

Nascido em 8 de janeiro de 2002 na cidade de São Paulo, iniciou sua carreira no esporte em Sergipe quando por influência do pai começou as aulas de Karatê com o professor Alexandre Morais no CCPA.

“Nós viemos de Salvador para Aracaju e meus pais visitaram algumas escolas, mas quando entraram no CCPA a energia bateu, era uma escola com cara de escola.” - André estudou no CCPA de 2009 a 2019. Sob os olhos criteriosos e muito apurados do professor Alexandre Morais, o atleta mirim começou a carreira aos 12 anos, no 6°ano, quando participou de uma seletiva para der atleta da Seleção Brasileira de Karatê e foi aprovado. “Passei junto com o Eduardo Kingi, um amigo do esporte e da vida que o CCPA me deu.”



Com humor, ele contou um momento de sofrência em sua trajetória na escola, foi quando passou do quarto para o quinto ano e ele acabou mudando de turma, fato que o incomodou bastante, então procurou a Diretora Roberta Monteiro – “Cheguei nela chorando já, pedindo pra me mudar de turma, ela se comoveu e prontamente, para não me ver chorando atendeu meu pedido dramático. Caso resolvido, voltei pra minha turma C, e foi com eles que concluí meu terceirão” André revelou também que ainda hoje sente saudade das competições, jogos internos e gincanas que fazem parte do calendário anual do CCPA. – “Sem o CCPA eu não seria um atleta, sou muito grato a motivação de toda a equipe da escola e principalmente toda motivação do professor Alexandre Morais”. Abdicar de festas, passeios e viagens, fazem parte da estratégia de quem está focado e com um objetivo claro. O corpo precisava estar sempre descansado e a mente sã, porque não foram só os campeonatos, as médias dos atletas dificilmente são abaixo de 9,0. – “A parceria com o CCPA foi fundamental, sempre que eu precisei me ausentar em épocas de provas, eles ajustavam de uma forma que eu conseguisse fazer tudo e não perder o rendimento nos estudos”. Em outra fase da sua história na escola, ele voltou a procurar a diretora, só que dessa vez para ajudar a escolher seu curso do ensino superior. E em uma tarde de orientação e muita conversa ele traçou sua estratégia para chegar onde sonha. O destino foi o curso de administração na Faculdade Getúlio Vargas em São Paulo, cidade que ele mora atualmente. “Aqui a energia é muito positiva, e eu aproveitei e tirei muita dúvida fora do horário e foquei na meta. Fui aprovado na FGV no curso de Administração, o curso que eu escolhi. Hoje eu vejo que o CCPA tem “know-how” pra ensinar e deixar que o seu aluno tenha o conhecimento suficiente para assimilar ser aprovado em qualquer instituição, basta querer, e utilizar os professores que são excelentes, da maneira certa.”



"Vídeo recebido no momento que fui Vice-Campeão Mundial. O vídeo é bem simples, não tem nenhuma super produção, mas pra mim tem muito valor".

Uma trajetória linda e uma experiência esportiva singular, o CCPA deixou no coração do André uma chama que não irá se apagar. Ao encerrar o bate papo pedimos para que ele definisse o CCPA em uma só palavra. E com um sorriso que não cabia no rosto ele respondeu: “Família”.

(Luiz Prado)

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo