CCPA
Matrícula

A caminhada até a aprovação no curso de medicina já começou! Após a realização de um simulado direcionado para o vestibular da Unit, o Turbo MED do CCPA vai realizar na próxima sexta-feira, 22/03, o AULÃO  preparatório, abordando os pesos específicos da prova.

O aulão é aberto para alunos da instituição e também para o público externo, as inscrições já estão abertas. Se você não fez o simulado, para participar, além da inscrição, basta levar 1Kg de alimento não perecível no dia do aulão. 

O aluno que comparecer terá como diferencial a correção de questões objetivas e abertas elaboradas pelos professores do CCPA, que é composta por especialistas na prova. Além disso, serão entregues boletins personalizados e o mapa de erros e direcionamento estratégico.

Para quem quer acelerar nessa caminhada até a aprovação no curso de medicina da Unit, o combo do Turbo MED é o caminho. Mas fique atento, pois as vagas são limitadas!

Data: 22/03

Horário: 16h às 20h

Local: Auditório Padre Melo, bloco D da Unit

Clique aqui e faça sua inscrição

A Educação Infantil do Colégio CCPA continua com a mesma qualidade e excelência, mas agora está de cara nova. Na próxima sexta-feira, 08/03, as novas instalações da área infantil do colégio serão inauguradas em um momento solene. E no sábado, 09/03, pais e alunos estão convidados para um dia animado e interativo no local, com uma recepção calorosa e cheia de descontração para todos que fazem parte da Educação Infantil.

O evento será realizado das 8h30 às 11h30, e  a diversão ficará por conta de personagens, com o show musical da banda “Sol Kids”. A programação também inclui oficinas lúdicas com mágicos, artistas, contadores de histórias, músicos, além de muitas surpresas.

Para o aluno participar desse dia de festa, é preciso que o responsável procure a coordenação e faça a inscrição. E o melhor: quem quiser pode levar um amiguinho que não estude no CCPA para participar dessa vivência, desde que seja da mesma faixa etária (de 1 a 6 anos). Um representante (adulto) de cada criança também deverá acompanhar e participar das atividades.

Com as novas instalações da Educação Infantil, o CCPA irá proporcionar um aperfeiçoamento na aprendizagem e melhor desenvolvimento das habilidades dos alunos no ambiente escolar. A estrutura física foi ampliada e adaptada para atender às necessidades infantis, com foco na ludicidade e na alegria.

Cursar Medicina é um sonho de muitos alunos, mas requer trilhar um caminho de desafios e dedicação. Para dar um suporte ao longo dessa caminhada até a aprovação, o CCPA deu início ao Turbo Med, ações preparatórias focadas no curso de Medicina da Unit, que vão ajudar os alunos nos pesos específicos da prova.

A primeira fase dessa caminhada já tem data marcada, no próximo domingo,10/03, no auditório da UNIT, será realizado um simulado preparatório voltado para o público interno e externo do colégio. As inscrições já estão abertas e para participar basta levar 1Kg de alimento não perecível. Mas é preciso ficar atento, pois as vagas são limitadas!

O simulado terá questões inéditas, elaboradas pela equipe do CCPA, que é composta por especialistas na prova. Além disso, será liberado um boletim personalizado para que o aluno possa avaliar seus pontos fortes e em quais áreas ainda precisa de mais foco.

De acordo com o coordenador do Ensino Médio do CCPA, Hélio Igor, a prova, que acontece no mês de junho, requer uma preparação diferente e estratégias específicas. “O Turbo Med foca no que é peso, no que realmente importa, para que o aluno tenha tempo de fazer um estudo ativo e possa definir a estratégia dele de preparação. Sempre orientado pela nossa equipe. Como temos pleno conhecimento da prova, edital e cálculo de média, vamos dar esse norte para que alcancem a aprovação”, destacou.

Se você quer turbinar sua caminhada até o vestibular de medicina da Unit, a segunda parada será o aulão do Turbo Med, no dia 23 de março. Mas atenção!! Só poderão participar da segunda etapa aqueles que participaram do simulado do dia 10 de março.

Data: 10/03

Hora: 08h

Local: auditório da Unit

Clique aqui e faça sua inscrição

O Dia da Mulher é comemorado no dia 08 de março, mas os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do CCPA já começaram suas homenagens através do projeto ‘Mulheres que Inspiram’. A atividade está inserida no Projeto Sergipanidade, que tem como foco fomentar entre os alunos a cultura sergipana através de ações desenvolvidas durante o ano letivo.

Até a primeira semana de março os alunos vão participar de vivências com algumas das homenageadas. Mulheres que ocupam um lugar de destaque seja pela sua profissão, dedicação à cultura do nosso estado, pelo desempenho no esporte, ou pelo trabalho desenvolvido junto à sociedade sergipana.

Segundo a coordenadora de Eventos e Projetos, Sabrina Amorim, a seleção das mulheres foi feita pelas professoras, de acordo com a faixa etária dos alunos. “Estamos proporcionando essa interação das crianças com as homenageadas, onde eles estão tendo a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos em relação a carreira delas, fazer perguntas, tirar fotos e até mesmo pegar autógrafos”, contou.

Para encerrar as comemorações, no dia 08/03, os alunos vão participar de uma exposição reunindo fotos, objetos e informações sobre as mais de 20 homenageadas. Entre os nomes dessas sergipanas arretadas estão: a atleta, Eduarda dos Santos Lisboa; a cordelista, Izabel Cristina Santana do Nascimento; a escritora e poetisa, Jane Guimarães Vasconcelos Santos; a cantora, Antônia Amorosa de Menezes; a professora e historiadora, Aglaé D’ Ávila Fontes; a cantora Maysa Araujo Reis de Oliveira, entre tantas outras que nos orgulham e deixaram marcas importantes na história de Sergipe.

Projeto Sergipanidade

Ao longo do ano, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio,vão participar de diversas ações que enaltecem a Sergipanidade. Dessa forma, poderão conhecer a história do nosso estado, desde a colonização até os dias atuais, compreendendo as lutas e conquistas dos sergipanos. 

Através de atividades e projetos, são exploradas as manifestações culturais como folclore, música, culinária e as festas populares, valorizando a diversidade e a riqueza da cultura local.

Cabelos bem diferentes e penteados malucos. Olhando rapidamente pode até parecer brincadeira, mas o momento de descontração, foi na verdade de utilidade pública e conscientização, com muito aprendizado sobre coisa séria: aprender a combater o mosquito da Dengue.

Essa foi a maneira que a coordenação da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 do CCPA levou para que a comunidade escolar se mobilizasse em promover a conscientização sobre a Dengue e a importância do combate ao mosquito transmissor.

A ação é uma estratégia do Colégio, em um momento onde todos devem intensificar os esforços e as medidas de prevenção para reduzir a proliferação do Aedes Aegypti. A secretaria Municipal de Saúde também participou disponibilizando uma comissão de funcionários para promover um encontro educativo de conscientização e prevenção à ação do mosquito da dengue.

Através do lúdico, as crianças abordaram o tema e evidenciaram as práticas que podem colaborar para a redução dos casos. No ambiente escolar, os professores e coordenadores providenciaram panfletos informativos para distribuir entre os alunos. Além de atividades lúdicas de arte e socialização. As famílias também participaram ativamente e deram um show de criatividade explorando a temática “Todos contra a Dengue!”.

Fique ligado!

- A principal medida é a eliminação dos criadouros do mosquito – 75% deles localizados dentro e no entorno das nossas casas!

- Receba os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros.

Trabalhar a saúde mental entre seus alunos é um dos pilares do CCPA, por isso, o colégio desenvolveu o projeto socioemocional LIV (Laboratório Inteligência de Vida), que consiste em trabalhar as emoções, ensinando as crianças e jovens a nomear e reconhecer as mesmas. 

Além disso, o projeto também estimula os alunos a aprenderem a lidar com suas emoções, resolverem problemas do dia a dia e identificarem suas habilidades e dificuldades. Uma abordagem fundamental para potencializar o aprendizado em todas as faixas etárias. 

De acordo com a professora LIV, Aldilene dos Santos Rodrigues, o projeto trabalha fortalecendo o cuidado socioemocional, dentro e fora da sala de aula, envolvendo a família através de interações e troca de conhecimento com as crianças. 

As habilidades sociais e emocionais são aplicadas a partir de um planejamento pedagógico, que em cada idade é definido de uma forma diferente. “Na educação infantil, por exemplo, as crianças aprendem a reconhecer as emoções básicas como: medo, raiva alegria e amor. Fazendo uso de fantoches, contação de histórias e músicas para que eles possam aprender a identificar e nomear fazendo uma ligação com a vida deles, o que sentem e quando sentem”, explicou. 

No ensino Fundamental são trabalhadas habilidades como a colaboração, perseverança, pensamento crítico, proatividade, comunicação e criatividade. Segundo Adilene, para essa faixa etária, são trabalhados projetos que promovam o conhecimento sobre si e sobre o mundo, promovendo assim a reflexão e participação dos mesmos. “Nesse contexto temos um personagem por turma e cada um traz uma história e vivência. Embarcamos nas contações de histórias sempre relacionando a realidade, buscando promover o momento de fala e escuta”, destacou a professora. 

Para os adolescentes, o Núcleo de Saúde Mental, além de desenvolver e aprimorar as habilidades socioemocionais, oferece assistência aos alunos no processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento e na socialização. Nessa fase, as famílias também são atendidas com orientações e constante troca de informações com profissionais que acompanham os alunos fora da escola. 

O LIV está integrado ao Núcleo de Saúde Mental do CCPA e sua equipe é formada por professora, psicóloga e psicopedagoga. 

Mais informações acesse: https://ccpa.com.br/nucleo-de-saude-mental/

Ser fluente em inglês pode ser um fator determinante, pois se trata de um idioma global. No CCPA, através do projeto English Class, o aluno desde a Educação Infantil começa a ter contato com a língua inglesa diariamente. O curso extracurricular explora as habilidades de speaking, listening, writing e reading, de acordo com o nível de inglês do aluno, para uma aprendizagem eficaz e significativa, em que o idioma é ensinado como segunda língua.

O grande diferencial deste projeto é a participação da Cambridge University Press & Assessment, que capacita o CCPA como única escola em Aracaju que é Centro Oficial Preparatório dos Exames Internacionais de Proficiência Cambridge English. Tornando de excelência todo o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa na instituição.

De acordo com a coordenadora de Projetos Pedagógicos e Inovações Pedagógicas, da Great schools Plataform, Adressa Carmo, nesse projeto, além do aprendizado da segunda língua, os alunos também são preparados para os exames de proficiência da universidade de Cambridge. “A partir de agora o CCPA se estabelece em Aracaju como centro oficial preparatório dos exames e vai aplicar as provas dentro do colégio para os alunos do curso”, afirmou.

A coordenadora também destaca que junto a essa iniciativa da Internacionalização, também foi possível implementar o programa de intercâmbio, que consegue encaminhar o aluno aos EUA para fazer um curso dentro do Kennedy Space Center. “É uma ótima oportunidade para os alunos ampliarem seus conhecimentos e praticarem inglês. Além disso, o certificado que é emitido no curso pode ajudá-los no processo seletivo em graduações no exterior. Então, tendo o certificado e participando desse programa de intercâmbio os alunos começam a olhar para o mundo de uma maneira mais tangível. Dessa forma, com esse centro de internacionalização os alunos terão mais apoio para conquistarem seus sonhos dentro do Brasil e no exterior”, concluiu.

Inglês na infância

De acordo com a coordenadora do English Class, Amanda Santana Souza da Silva, quanto antes a criança tiver contato com a segunda língua, melhor para o processo de aprendizagem. “Nessa fase as crianças estão mais suscetíveis e interessadas em adquirir novos conhecimentos. Além de conseguirem assimilar melhor as informações passadas, pois estão em constante desenvolvimento e tem mais facilidade de aprendizagem ao serem inseridas em algo novo”, afirmou.  

A coordenadora também complementa que quando o aluno começa a ter contato com outro idioma ainda no processo de alfabetização, essa habilidade se desenvolve de forma mais fluida e natural.

“Quando o inglês é introduzido desde cedo, com o passar do tempo há mais chances de garantir a fluência e isso é positivo, pois quando se torna jovem o inglês proporciona muitas oportunidades”, finalizou Amanda.

Como funciona?

No English Class o aluno tem contato diário com a língua inglesa, com aulas de segunda-feira a sexta-feira, ministradas 100% em inglês. Isso com toda segurança do ambiente escolar, facilidade logística e ensino de excelência.

A equipe pedagógica é composta por coordenadores e professores, com formação e especialização, que possuem extensa capacitação e atuação no Brasil e no exterior. Todos os professores possuem certificação internacional e participam de cursos e convenções para aprimorar, constantemente, o conhecimento. Esses educadores recebem todo suporte e orientação diretamente dos profissionais relacionados à Cambridge University Press & Assessment.

Ao final do curso são emitidos certificados de conclusão para todos os alunos, que terão a oportunidade de se aplicar à certificação de Cambridge uma vez por ano.

Quer saber mais? Acesse: https://ccpa.com.br/englishclass/

A educação integral traz muitos benefícios para o desenvolvimento pedagógico e social das crianças. Pensando nisso, o CCPA desenvolveu o ‘Mais CCPA’, onde o aluno tem uma rotina planejada, combinando as atividades regulares do dia a dia, com experiências enriquecedoras através de oficinas, práticas esportivas e muito conhecimento. 

O intuito do Mais CCPA é somar junto à matriz curricular atividades que envolvam tanto o aspecto pedagógico das crianças, quanto suas dimensões física, social, emocional e cultural. Tendo como diferencial oferecer as atividades dentro do ambiente escolar, com todo acolhimento necessário. 

No cronograma do integral, o aluno sai da aula regular e tem uma pausa nas atividades para almoçar, tomar banho e descansar nos espaços de convivência do colégio. Em seguida, inicia as aulas e oficinas, que são acompanhadas pelos professores que já fazem parte do cotidiano do aluno.

O Mais CCPA atende da Educação Infantil até o 9º ano do fundamental II, disponibilizando atividades voltadas para cada série e faixa etária.

Benefícios para o aluno 

- Atividades extracurriculares que complementam o conhecimento adquirido em sala de aula e aperfeiçoam as habilidades; 

- Interação com outras crianças, pois a escola trabalha o acolhimento e o desenvolvimento das crianças por meio de um conjunto de competências cognitivas e socioemocionais. 

- Aumento do rendimento escolar já que com o planejamento da rotina para o estudo e a concentração de todas as atividades em um só local, o aluno pode participar de diversas experiências enriquecedoras com praticidade e segurança.  

- No integral a ordem é aprender se divertindo, por isso, as oficinas são lúdicas. Envolvendo dinâmicas como culinária, artes, jogos digitais, contação de história, entre outras, sempre personalizadas mensalmente e comunicadas aos responsáveis. 

Para mais informações acesse o site: www.ccpa.com.br/maisccpa

Fomentar a cultura sergipana entre os seus alunos é um dos objetivos do CCPA, que entende a necessidade de cultivar desde cedo a valorização das nossas tradições. Para isso, foi criado o Projeto Sergipanidade, que tem como foco evidenciar aspectos, comportamentos e diversos outros recursos do nosso cotidiano.

Ao longo do ano letivo, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio,vão participar de diversas ações que enaltecem a Sergipanidade. Dessa forma, podem conhecer a história do nosso estado, desde a colonização até os dias atuais, compreendendo as lutas e conquistas dos sergipanos. 

Através de atividades e projetos, são exploradas as manifestações culturais como folclore, música, culinária e as festas populares, valorizando a diversidade e a riqueza da cultura local. Um exemplo, é a comemoração do carnaval do CCPA, que envolveu os alunos do Infantil ao ensino Fundamental, em um processo de pesquisa e conhecimento das festas carnavalescas mais tradicionais do estado. Realizando assim atividades que trazem a vivência da cultura aliada ao contexto pedagógico

O frevo de Neópolis, as escolas de samba de Estância, o bloco de rua Rasgadinho, o carnaval de rua de Pirambu e Barra dos Coqueiros, serão apresentados na festa, proporcionando muita alegria, diversão e aprendizado para alunos e familiares que vão participar da folia, que terá a participação ativa dos alunos em todas as atividades, desde os confetes, até os acompanhamentos dos bloquinhos.

Assim como no carnaval, outras ações serão desenvolvidas dentro do Projeto Sergipanidade, sempre buscando trazer para os alunos temas importantes que fazem parte da nossa cultura e enaltecem a nossa história.

O resultado da primeira chamada do processo seletivo 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado na terça-feira, 30/01. E o CCPA preparou uma festa para comemorar as aprovações junto com seus alunos e familiares. Um momento de acolhimento, emoção e muita alegria.

Os resultados positivos são frutos do equilíbrio entre performance, saúde mental e planejamento de estudo. Esta etapa é a finalização de um trabalho de longo prazo e demonstra que o colégio tem uma equipe de professores capacitada e as ferramentas necessárias para que os alunos alcancem seus objetivos.

As aprovações foram sucesso em vários cursos: Engenharias, Ciência da computação, arquitetura, medicina e muito mais.

crossmenu